domingo, 8 de maio de 2011

Coca-Cola,globalização ou símbolo do capitalismo?


Ela é o refrigerante mais popular do mundo, é marca de roupa, é estilo de vida, a Coca- Cola hoje completa 125 anos!

Espalhada pelo mundo inteiro, ela disputa com o MacDonalds o lugar de empresa alimentícia mais influente do mundo. Lembrando que ambas julgam possuir "fórmulas secretas" de seus produtos.
Mas o que me deixa intrigada com essas mega-multinacionais é a capacidade de estampar sua marca na cabeça das pessoas(as vezes literalmente).
Elas viram modo de vida, padrão de comportamento, pra quem não concordar com essa informação sugiro que assista ao documentário "A dieta do palhaço"(essa é a tradução literal do inglês, aqui no Brasil, como muitos filmes, acho que saiu com outro nome...) sobre o "modo de vida MacDonalds".
Depois que vi rolando por aí algumas imagens do crescimento da influência dessas empresas em países antes fechados ao modo de vida capitalista americanizado (China,Cuba...) tenho pensado que mais do que uma influência comercial nesses países, essas empresas significam uma influência cultural.


Porém, tenho que admitir que a Coca-cola é uma presença constante na vida de muitas pessoas... E não reajo a ela mesmo com a minha tendência anti-capitalista, pelo contrário, um ritual praticamente sagrado a boa parte dos escoteiros que eu conheço é chegar de um acampamento e tomar uma coca beeem gelada (inclusive meu), enfim, presente na vida de todos...

feliz modo de vida coca-cola;D






Nenhum comentário:

Postar um comentário